sábado, 31 de dezembro de 2011

Adeus ano velho, feliz ano novo!


  Último dia do ano sempre é um dia de reflexão no qual todo mundo fica pensando sobre tudo de bom e de ruim que aconteceu no ano que está prestes a acabar. E para nós, as lembranças deste ano nos remetem a grandes momentos, momentos estes que fizeram com que nos conhecêssemos, e a partir disso começássemos a pensar e a lutar juntas, por algo maior.

  E agora, é a hora de continuarmos focadas em nossos objetivos, pois sabemos que este é só o início de uma grande jornada.

  Agradecemos de coração, a todos que participaram direta ou indiretamente do nosso ano, e que nos proporcionaram oportunidades de crescimento ideológico e criativo. Desejamos que 2012 chegue cheio de brilho e de muita energia positiva, para que possamos viver os próximos 12 meses da melhor forma possível!

  Feliz ano novo!


PIVO! Coletivo Criativo.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A Visita da Velha Senhora

   O curso "Teatro no Teatro dos 4", apresentou nesses últimos meses de 2011 a peça "A Visita da Velha Senhora" de Friedrich Dürrenmatt como montagem de encerramento do ano. 



  Sob a orientação dos professores Isabella Secchin e Luiz Octavio Moraes e seu assistente Marcelo Carpenttiere, a turma composta por 30 alunos desenvolveu ao longo de 10 meses exercícios, aprimoramentos artísticos, leituras, experimentações , descobertas, e concluíram brilhantemente esses meses de dedicação e ensaios com a montagem deste clássico do teatro.


Foto: Priscilla Bertazzo

  A peça se passa em Güllen, uma cidade da Europa central devastada por uma profunda crise econômica. Seus habitantes convivem em uma profunda decadência e miséria. Mas a rotina entediante da cidade muda drasticamente com a chegada da velha e milionária Clara Zahanassian, nascidada na cidadezinha, que traz de volta esperança aos cidadãos de Güllen. Mas o que eles não sabem é que o verdadeiro motivo da visita é vingar uma injustiça do passado.   

Foto: Priscilla Bertazzo
  Com uma trilha sonora marcante e efeitos sonoros pontuados que fizeram a diferença na peça, essa tragicomédia ficou leve e com muito estilo. Cabe ainda ressaltar que o cenário e o figurino da peça foram desenvolvidos pelos próprios alunos. 

Foto: Priscilla Bertazzo

  E segue aqui uma dica pra quem mora no Rio de Janeiro e sempre quis estudar teatro: em 2012, os professores Isabella Secchin e Luiz Octavio Moraes seguirão com os alunos para Teatro do Leblon, onde ocorrerão os encontros semanais, com aulas e exercícios de técnicas de palco, assim como a preparação para a próxima montagem do grupo.

  Para quem é de longe e não tem a possibilidade de ter aulas de teatro nos grandes centros, existe o projeto "Ator Insight", que visa alcançar e inspirar a todos. Para tanto, aulas de teatro estão sendo documentadas e estão sendo produzidos vídeos onde todos terão acesso através do site http://www.atorinsight.com.br/ que ainda está em construção, mas é possível assistir um vídeo do curso "Teatro no Teatro dos 4" e ter uma ideia de como são as aulas. Vale a pena conferir.

  "Atorinsight começa em 2011 no Rio de Janeiro. E quer alcançar todos. Vai além território. Atorinsight mostra o processo do ator. Atorinsight é o ator no site. Atorinsight é insight. Sua força é o ator. Viva o ator!"

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Entrando no clima natalino...


“Assim pelos olhos, o amor atinge o coração: pois os olhos são os espiões do coração. E vão investigando o que agradaria a este possuir...” (Guiraut de Borneilh)

  Encantadora. Talvez este seja um dos muitos adjetivos que podem tentar definir a marca Anunciação. Exalando uma leveza particularmente especial, a marca abriu suas portas para o Pivo!  e nos deu a honra de  florescer  nesse mundo de autenticidade ímpar para criarmos uma vitrina de Natal.

  Imaginar, criar, recriar, transformar e reinventar parar expandir ideias e pensamentos. Acrescentar valores, encantar e “magicalizar” através de formas, cores e sensações. Sentir e entender a alma da marca, conhecer sua história, sua trajetória e mergulhar de cabeça nesse universo.

Croqui do projeto (ilustração feita por Emilia Simon)
  
  Bom, esse foi só o início de uma longa linha de raciocínio que nos auxiliou na construção criativa e física da vitrina da loja Anunciação

  A responsabilidade que tínhamos em mãos transformou-se em incentivo para este desafio, e assim, seguimos com muito carinho na escolha dos materiais e na confecção de cada elemento do nosso projeto.

Momento de trabalho coletivo. Confeccionando os objetos. 

  Tivemos um cronograma apertadíssimo, menos de uma semana para criar, comprar e confeccionar tudo que consideramos imprescindível para agregar à loja nosso charminho natalino. Para vocês terem uma leve ideia da correria que foram os últimos dias, lembre-se que estamos a poucas semanas do natal, e que, encarar uma 25 de março a essa altura do campeonato, não é a tarefa mais tranquila do mundo né?

  Com muito bom humor, iniciativa e ideias borbulhando em nossas cabeças, botamos a mão na massa e no super bonder também! Confeccionamos diversos enfeites exclusivamente para a loja, o que combinou direitinho com a personalidade, autenticidade e com o bom gosto delicado e artesanal que a marca expressa. Foram longos dias e noites de dedicação total, e o mais incrível foi perceber em nós mesmas a alegria e satisfação em estar neste projeto.  Acho que nunca olheiras, dedos colados, furados e purpurinados conseguiram ser sinônimo de felicidade, como foram nesse caso.

Alguns dos nossos objetos confeccionados. Ficaram lindinhos né?

  E assim chegamos à obvia (e também clichê) conclusão, de que todo esforço é válido quando se faz o que ama. O brilho em nossos olhos não negou a satisfação que sentimos na pós montagem, e nos deu ainda mais certeza de que aos poucos estamos ladrilhando os caminhos da nossa estrada.

  E para conferir nossa vitrina, é fácil, rápido e também divertido. Quem tiver a sorte de estar por Sampa é só dar um pulinho ali na Oscar Freire, 540. E depois, não esquece de voltar aqui e contar pra gente o que achou.

Vitrina pronta! 

  Se você ficou curioso para conhecer mais sobre a marca, além da visita, é só entrar no site: http://www.anunciacao.com/ , e  se preparar para apaixonar-se. A coleção está lindíssima!!!!!

domingo, 4 de dezembro de 2011

Irregularidades Estéticas


“Sem nenhum critério constroem-se milhares de edifícios. Estilos diferentes convivem lado a lado. (…) Essas irregularidades estéticas nos refletem. Porque nossa vida é assim. Irregularidades estéticas e éticas. (…) O que esperar de uma cidade que da as costas ao rio?” (Medianeras – filme)



Você já pensou em como os indivíduos reagem a isso? Em como nossa sociedade é influenciada por toda essa loucura das grandes cidades que são construídas sem o menor planejamento e cuidado? Pois nós pensamos e até desenvolvemos um figurino para uma performance baseada nesse pensamento. A performance poderia ser realizada em qualquer grande capital e  propõe uma reflexão a respeito dos indivíduos que são formados frente a essa confusão urbana.

Foto: Gabriela Corrales

   A idéia veio quando a professora Marina Reis do curso de pós graduação de cenografia e figurinos da universidade de Belas Artes –SP nos propôs  o desenvolvimento de um figurino com materiais inusitados. 

 Estávamos todas com uma certa inquietação no que se diz respeito a habitar em uma  capital tão movimentada e começamos a juntar todo o incomodo e criar a figura de um personagem que respondesse ao caos da cidade. Inicialmente pensamos que todos nós, de certa forma, sofremos um processo de auto clausura como forma de fuga mas, ao longo do processo o conceito foi tomando proporções muito maiores do que esperadas.


  O figurino foi feito apenas com magipack, durex, papel, cola, plástico bolha  e tinta, muita tinta !  Devemos assumir que a confecção foi mais complicada do que havíamos previsto, especialmente porque optamos por utilizar materiais inusitados, com os quais nunca tínhamos trabalhado.  O bom disso tudo foi que nós vimos essas dificuldades não como empecilhos, e sim como um estímulo para a busca de novas soluções que se adequassem ao conceito proposto. Durante essa busca de soluções fomos forçadas a discutir a fundo o próprio conceito, tentando compreender melhor quem seria esse personagem e que tipos de texturas e formas poderiam ou não pertencer ao seu universo.


Processo de confecção do capuz

Processo de confecção da calça


Processo de confecção do corpete

Processo de confecção do corpete


  Ainda que tenhamos buscado um resultado final bem acabado, enfatizamos a experimentação, o que também reflete o conceito. O personagem é um reflexo da cidade, e assim como ela tem suas irregularidades estéticas e éticas, que surgem a partir de elementos, idéias e sentimentos que se agregam e se perdem no espaço urbano.

Foto: Mauro Chinen

Professora: Marina Reis
Equipe: Emilia Simon, Gabriela Corrales, Larissa Carvalheira, Mayara Alencar, Renata Freitas e Paula Baraldi