Fala a verdade, quem nunca teve a curiosidade de descobrir tudo o que se passa por trás das câmeras de uma das maiores emissoras de televisão do Brasil, e ainda, de desvendar os segredos da “casa” do lendário Silvio Santos? Pois é, nós super tínhamos e graças às nossas queridas Rosane Muniz e Cristina Ecker (Coordenadora do curso de pós graduação em Cenografia e Figurino), conseguimos o privilégio de invadir a icônica SBT!
![]() |
Acima esq.: Pivo! reunido na cidade cenográfica. Acima centro: Estante de Troféus recebidos pelo SBT e por Silvio Santos. Acima esq.: Câmera filmadora localizada na recepção do local. Abaixo esq.: Cristina Ecker e o figurinista Rogério Stabile. Abaixo centro: Gramado principal do SBT. Abaixo direita: Exemplares do Troféu Imprensa
|
É inevitável não se impressionar logo na chegada. O lugar é gigantesco e no meio de um espaço verde que deixa qualquer um boquiaberto.
Logo nos primeiros minutos nos deparamos com a estátua de cera de uma mulher nua bem na entrada da emissora. Estátua essa, que anos atrás fazia parte do cenário da própria casa do Silvio (!!!!). Mas enfim, bizarrices à parte demos risadas e fomos então começar nosso desbravamento.
Ao entrarmos na cidade cenográfica, os cenários da última novela exibida “Amor e Revolução” ainda estavam por ali. O que mais me chamou atenção foram os materiais utilizados para substituir vidros, granito, ferro, madeira, e por aí vai. Visualmente essa troca de materiais fica imperceptível e é muito legal ver as alternativas que os cenógrafos e cenotécnicos descobrem para baratear os custos e chegar o mais perto possível da realidade.
De “Amor e Revolução” fomos direto para a antiga e inabitada Casa dos Artistas. Eu particularmente quando assistia achava que a casa era uma verdadeira mansão, mas engano meu, seu, enfim, nosso! Porque cá entre nós, eu super acho que eu não era a única a pensar assim.
O posicionamento estratégico das câmeras era o que de fato transformava o tamanho da casa. E assim, a partir disso, já dá pra gente começar a entender os surtos e chiliques insanos dos artistas na época do reality, né?
O posicionamento estratégico das câmeras era o que de fato transformava o tamanho da casa. E assim, a partir disso, já dá pra gente começar a entender os surtos e chiliques insanos dos artistas na época do reality, né?
Bom, mas vamos sair da parte “com fofoca” do post, e voltar para o que realmente interessa...
Chegamos enfim, ao setor de figurino, que era o que eu aguardava com mais ansiedade. As peças ficam reunidas em uma espécie de galpão, separadas por programa, artista e novela. E claro, não podemos deixar de comentar sobre os figurinos um tanto quanto “Chacrétes” das dançarinas do Silvio.
Os modelitos bem peculiares são inspirados muitas vezes em roupas que o próprio Silvio viu em algum programa de televisão no exterior. Depois desse briefing haja jogo de cintura do figurinista, para transformar essas ideias!

Demos também uma espiada na sala de criação da equipe de figurino e cenografia. Foi muito bacana saber o processo criativo do coordenador de cenografia e figurino Rogério Stabile, e saber também como é o dia-a-dia do gerente de apoio Rafael Marini.
E pra fechar a visita ao mundo mágico de Silvio Santos, fomos ao estúdio em que ele grava seu programa dominical. Mais uma vez, o posicionamento das câmeras engrandece o espaço, e nos dá essa impressão de que tudo ali é maior do que realmente é.
Após tentarmos, sem sucesso, encontrar pelo cenário algum aviãozinho de dinheiro esquecido, fomos embora com uma sensação maravilhosa.
E agora, que venha o Projac!
*Créditos ao fotógrafo: Bruno Ramos.
Gostou das fotos? Então entra aqui e conheça muito mais do trabalho dele: http://www.flickr.com/photos/br2/?v=1
Uau!! Adorei o post! Parabéns, mulherada!!
ResponderExcluirPor mais cafonas que sejam os programas do SBT, deve ser fantástico conhecer os bastidores! Adorei o posto. Sucesso pra vocês!
ResponderExcluirpost*
ResponderExcluirIrado saber destes detalhes dos bastidores e entender como eles transformam idéias em coisas tão reais...não tinha noção! Muito bom, parabéns!!!
ResponderExcluirQue bom que curtiram a visita! Enviarei o link agrtadecendo aos que nos possibilitaram a ida ao SBT. Vamos ver se conseguimos agendar o Projac ainda esse ano.
ResponderExcluirEstou adorando ler as experiências de vocês por aqui. Fico muito feliz de ver mais gente escrevendo sobre figurino e dividindo ricas oportunidades pela rede. Sucesso ao coletivo!
Obrigada à todos, pelo carinho.
ResponderExcluirFicamos felizes em ver que todos estão gostando.
Rosane, obrigada ainda pelas oportunidades que tem nos dado para vivermos tais experiencias e por enviar o link com os agradecimentos!
PIVO!
Boa sorte no blog! vou ficar acompanhando!!
ResponderExcluirBjs